A Lavanda (lavandula angustifolia), é uma planta da família lamiaceae, originária da zona do mediterrâneo, que tem a forma de um pequeno arbusto perene, com flores pequenas dispostas em forma de espiga e de cor sobretudo roxa ou lilás. O seu aroma característico é sobejamente conhecido no mundo da aromaterapia, devido às suas propriedades calmantes, antissépticas e purificantes, sendo indicada para reduzir sintomas de stress, ansiedade e promover o sono, transmitindo uma sensação de bem-estar e tranquilidade. É também indicada para auxiliar no tratamento de problemas de pele, queimaduras e picadas de insetos. A lavanda possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, podendo auxiliar no alívio de dores musculares, dores de cabeça e inflamações.
Na antiguidade, os romanos e os gregos empregavam a lavanda nos seus banhos públicos, em perfumes e para fins medicinais, reconhecendo as suas propriedades calmantes e purificadoras. Servia também para perfumar a água na higiene pessoal. Os egípcios utilizavam a lavanda na preservação de múmias, havendo relatos de óleos e pomadas encontradas em túmulos. A lavanda era associada à pureza, serenidade e comprometimento, utilizada em cerimónias e arranjos florais.
Extraído da planta medicinal Lavandula angustifolia, o Óleo Essencial de Lavanda possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo por isso indicado para ajudar no tratamento da ansiedade, insónia e psoríase. Pode ser utilizado para aromaterapia ou massagem,aplicado na pele quando misturado com um óleo base, e não deve ser ingerido, devido ao risco de efeitos secundários.
O óleo essencial de alfazema (lavandula angustifolia) é uma destilação a vapor da planta da alfazema e é um produto natural e orgânico.
É um óleo calmante e relaxante, que combate as crises de stress, enquanto que as propriedades antissépticas ajudam com as constipações, a gripe e outras doenças relacionadas com o frio. É excelente para a asma e enxaquecas. Para além dos benefícios específicos para a mulher (é útil para controlar a TPM, aliviando os seus sintomas, e na menopausa ajuda a controlar as emoções), sobre a pele tem um efeito regenerador, evitando cicatrizes e auxiliando a equilibrar a pele. É também utilizado para limpar feridas e para o tratamento de queimaduras.
O nome é derivado da palavra latina "Lavare", que significa "lavar" e era bastante usado pelos romanos nos banhos. O óleo de lavanda é extraído das sumidades floridas e folhas da planta Lavandula Angustifolia por arraste de vapor.
Propriedades terapêuticas: As propriedades terapêuticas do óleo essencial de lavanda são inúmeras: é antisséptico, analgésico, anti-convulsivo, anti-depressivo, anti-reumático, anti-espasmódico, anti-inflamatório, antiviral, bactericida, carminativo, cicatrizante, regenerador, descongestionante, desodorizante, diurético, hipotensor, calmante, sedativo, sudorífico, parasiticida, vermífugo, entre outras.É um dos poucos óleos essenciais que pode ser usado puro sobre a pele, e isto é especialmente útil no tratamento de pequenas feridas ou queimaduras superficiais.
Como usar?
Na Pele, pode beneficiar das propriedades antisséticas e purificantes da lavanda através de uma massagem relaxante com um óleo condutor, por exemplo o óleo de amêndoas doces, aplicando algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Não utilizar diretamente na pele, embora este seja dos óleos essenciais mais inofensivos para a pele, poderá causar alguma irritação em peles mais sensíveis.
Pode utilizar também um cerato ou um bálsamo, sob uma forma mais sólida, semelhante a uma pomada, para aliviar picadas de insetos, pequenas queimaduras ou para auxiliar a cicatrizar pequenos ferimentos. Aplicar na área a tratar e deixar a pele absorver naturalmente.
Na Aromaterapia, pode beneficiar das propriedades relaxantes da lavanda para criar um ambiente propício ao relaxamento e ao bem-estar, ou até para induzir o sono, ou purificar espaços. Utilize um ambientador próprio para o efeito ou um queimador de óleos. Pode beneficiar também dos benefícios terapêuticos da lavanda através da queima de uma vela, caso aromatizada exclusivamente com óleo essencial da planta.
No Chá, a lavanda possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias e pode auxiliar no alívio de dores de cabeça, problemas digestivos e distúrbios do sono. Além disso, conhecida pelas suas qualidades relaxantes, a lavanda pode auxiliar a reduzir sintomas de ansiedade e stress. Combine a lavanda com outro tipo de chás propícios ao relaxamento, como por exemplo, a camomila ou a erva-cidreira, dando mais complexidade ao seu sabor, e reforçando o efeito calmante.
Sugestão, deposite flores de lavanda, desidratadas, em saquinhos de algodão ou organza e guarde em gavetas, para purificar e aromatizar, ou debaixo da almofada, quando for dormir, para relaxar e induzir um sono mais tranquilo.