PORTES DE ENVIO GRATUITOS em compras superiores a 75€.
Ler mais
CAMPANHA DE LANÇAMENTO: Oferta de 10% de desconto em todas as compras!
Ler mais
MEIOS DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS: PayPal, Multibanco, MB Way, Cartão de Crédito ou Transferência Bancária.
Ler mais
  • Início
  • Blog
  • Saboaria Artesanal: Conceito, História & Origens

Saboaria Artesanal: Conceito, História & Origens

Saboaria Artesanal: Conceito, História & Origens

Saboaria Artesanal:

A saboaria artesanal é uma prática milenar que vem ganhando cada vez mais adeptos nos dias de hoje. Este ofício combina criatividade, ciência e arte para produzir sabonetes únicos e personalizados, através de processo exclusivamente manual, em pequenos lotes e utilizando geralmente ingredientes naturais e orgânicos.

O que é a Saboaria Artesanal?

A saboaria artesanal refere-se à fabricação de sabonetes de maneira manual, utilizando ingredientes naturais e técnicas tradicionais. Diferentemente dos sabonetes industrializados, os artesanais são elaborados com cuidado e atenção aos detalhes, utilizando métodos antigos como o processo a frio.

História e Origens

A história do sabão artesanal remonta a milhares de anos, com evidências de produção de substâncias semelhantes ao sabão datando de cerca de 2800 a.C. em civilizações ancestrais como os Babilónicos, os Egípcios e os Fenícios, onde a gordura animal era fervida com cinzas para criar um produto de limpeza. Na Idade Média, a produção de sabão espalhou-se pela Europa, com destaque para cidades como Aleppo (na Síria), Marselha (na França) e Espanha, onde o uso do azeite de oliva era comum na fabricação. Ao longo do tempo, diferentes culturas desenvolveram suas próprias técnicas e receitas, utilizando ingredientes locais e adaptando o Processo de Saponificação, uma reação química entre gordura e um álcali, o que cria o sabão.

Com a Revolução Industrial, rebentou a produção em larga escala de sabão, recorrendo mais a ingredientes químicos, surfactantes e conservantes, por forma a massificar a capacidade de limpeza dos sabões e a prolongar a sua vida útil, em detrimento dos ingredientes de origem natural, mais adequados para a pele.

No entanto, a crescente preocupação com a sustentabilidade e a busca por produtos mais naturais têm impulsionado o interesse pela saboaria artesanal, com consumidores valorizando a produção local, ingredientes naturais e métodos tradicionais de fabricação.

A história do sabão artesanal é uma jornada de descobertas, evolução e valorização da tradição, com a saboaria artesanal atualmente representando uma alternativa aos produtos industrializados, com foco na qualidade, ingredientes naturais e sustentabilidade.


Ingredientes Comuns

Um dos grandes atrativos da saboaria artesanal é a possibilidade de escolher ingredientes de qualidade, garantindo produtos mais saudáveis para a pele. Alguns ingredientes comuns incluem:

  • Óleos e Manteigas Vegetais: como azeite de oliva, óleo de coco, manteiga de karité e manteiga de cacau;
  • Óleos Essenciais: usados para aromatizar e trazer benefícios terapêuticos;
  • Corantes Naturais: como argilas, ervas e especiarias;
  • Aditivos Naturais: como mel, aveia e leite.

Mel, cera de abelhas, leite ou manteigas são aditivos naturais que podem ser incorporados num sabão artesanal, o que vai enriquecer a sua fórmula e torná-lo mais nutritivo para a pele.
Sabão Artesanal de Mel & Cera de Abelhas
 / Sabão Artesanal de Leite de Cabra


Benefícios da Saboaria Artesanal

Optar por sabonetes artesanais pode trazer diversos benefícios:

  • Sustentabilidade: produzidos manualmente em pequenos lotes, utilizando ingredientes naturais, biodegradáveis e provenientes de culturas sustentáveis;
  • Personalização: possibilidade de criar produtos personalizados, adaptados às necessidades pessoais de cada um ou preferências de fragrâncias;
  • Melhor para a Pele: os ingredientes naturais e a ausência de produtos químicos agressivos podem ser mais suaves e nutritivos para a pele, especialmente para peles mais sensíveis ou para quem sofre de dermatites ou com tendência a pele irritada.

Poder criar produtos com ingredientes que todos temos em casa, e adaptados às necessidades pessoais de cada um. Por exemplo, um estimulante Sabão Artesanal de Café.

Poder criar produtos personalizados e temáticos, brincar com as cores, fragâncias e adicionar ingredientes tão especiais como água do mar.
Sabão Artesanal Aqua-Marine
.


Os Benefícios do Azeite Virgem Extra na Produção de Sabão

O Azeite na composição do sabão, cria uma barra suave para a pele, aportando sobretudo condicionamento, funcionando como um emoliente, ajuda a reter a humidade natural da pele, o que a manterá hidratada. Rico em ácidos graxos e antioxidantes, como a vitamina E, além de ajudar na hidratação da pele, protege-a contra os radicais livres e evita o seu envelhecimento precoce. Possui também propriedades anti-inflamatórias e restauradoras da pele, podendo ajudar em casos de eczema ou dermatite atópica, podendo também auxiliar na cicatrização de feridas, acalmar peles irritadas, reduzir a inflamação e promover uma pele mais suave e saudável. Recomendado sobretudo para peles muito sensíveis.
O segredo dos benefícios do azeite para a pele está na sua composição química, em que 80% dos seus ácidos graxos são ácido oleico, o ômega 6. É a maior concentração desse componente que existe, em comparação com outros óleos vegetais. No sabão, o ácido oleico resulta num sabão mais mole, de espuma pouco abundante, mas cremosa e que limpa delicadamente, preservando a gordura natural produzida pela nossa pele. O resultado final é uma sensação de suavidade.
A mistura de outros óleos vegetais ou manteigas, como o óleo de coco, o óleo de palma, a manteiga de karité ou a manteiga de cacau, ricos em ácidos graxos láurico, palmítico e esteárico, é comum, pois equilibram a fórmula, aumentando a quantidade de espuma no sabão e a sua capacidade de limpeza.


Sabões Mundialmente Reconhecidos

Sabão de Castela
Teve a sua origem na região de Castela, um dos reinos que mais tarde vieram dar origem à Espanha, onde era tradicionalmente fabricado com azeite de oliva. A caminho de Jerusalém, os cruzados passavam por Aleppo, importante centro comercial na Síria, famoso pela qualidade de um sabão feito com azeite de oliva e óleo de bagas de louro. A receita foi inspirada no sabão de Aleppo, e adaptada na Espanha devido à abundância de azeite na região.

A história do sabão de Castela está ligada à história da produção de sabão na região mediterrânica e à influência de diferentes culturas e rotas comerciais. Os Cruzados e comerciantes trouxeram a técnica de fabricação de sabão para a Europa, onde foi adaptada e refinada, especialmente em Castela, que se tornou um centro de produção.

A popularidade do sabão de Castela cresceu ao longo dos séculos. Atualmente, o sabão de Castela é valorizado pela sua suavidade e propriedades hidratantes, sendo apreciado por pessoas que buscam produtos naturais e sustentáveis, uma vez que é produzido exclusivamente através de óleos vegetais, neste caso o azeite. 

Sabão de Aleppo
É um tipo de sabão tradicional com uma longa história, originário da cidade de Aleppo, na Síria. É considerado um dos sabonetes mais antigos do mundo, com uma tradição com mais de 2.000 anos. O sabão é feito artesanalmente, com ingredientes locais e naturais, e seu processo de fabricação envolve a fervura de azeite e óleo de bagas de louro, a adição de hidróxido de sódio, e a secagem por vários meses.

Como a mais antiga fábrica de sabão no Líbano faz 30.000 barras de Sabão de Aleppo.
O método de fabricação foi preservado e transmitido de geração em geração pelos artesãos locais. É conhecido por ser feito com ingredientes naturais, principalmente azeite de oliva e óleo de bagas de louro, sendo valorizado pelas suas propriedades benéficas para a pele, e adequado para peles sensíveis e diversos problemas cutâneos. Considera-se que foi o precursor dos também mundialmente conhecidos sabões de Castela e de Marselha, cujas receitas foram trazidas para a Europa pelos cruzados e comerciantes que passavam pela velha cidade de Aleppo, onde foram adaptadas. A cidade velha de Alepo, onde a produção do sabão ocorre, foi reconhecida pela UNESCO como Património Mundial em 1986, destacando a importância cultural e histórica do sabão de Alepo.


Sabão de Marselha
Um sabão produzido à base de azeite, mas com a adição também de outros óleos em menor escala, normalmente o óleo de palma ou o óleo de coco. A história do sabão de Marselha remonta ao séc. XVII, durante o reinado do rei francês Luís XIV, que estabeleceu regras para a produção deste sabão, inicialmente feito com sebo e gordura de carneiro, evoluiu para incluir apenas azeite e gorduras vegetais, inspirado nos já famigerados sabão de Alepo na Síria e sabão de Castela, trazidos até à zona mediterrânica pelos cruzados e pelos comerciantes. O rei Luís XIV associou o nome do sabão com a cidade francesa de Marselha, tornando-o num produto icónico à época e até aos dias de hoje.

Fábrica de produção do Sabão de Marselha: 72% é azeite e o resto... é um segredo de família.
Atualmente, o sabão de Marselha é reconhecido pela sua composição natural, à base de azeite de oliva, sem adição de corantes ou fragâncias. A produção tradicional e a sua composição natural fazem dele uma opção ecologicamente consciente. É um símbolo de qualidade e tradição francesa, além de ser um produto amplamente reconhecido internacionalmente.


Considerações Finais

A saboaria artesanal não é apenas uma forma de criar produtos de higiene pessoal, mas também uma arte que promove bem-estar e sustentabilidade. O sabão artesanal é geralmente produzido com ingredientes naturais, como óleos vegetais, manteigas, óleos essenciais e extratos de plantas. Isso significa que são menos propensos a conter produtos químicos ou sintéticos que poderão causar irritação na pele.

Optar por sabonetes artesanais é uma forma de apoiar pequenos empreendedores e a economia local. Ao invés de investir em grandes corporações, o consumidor está a contribuir para o sustento de artesãos que colocam amor e cuidado em cada produto que criam.

Tratem-se com cuidado, obrigado!

Envie-nos uma mensagem de WhatsApp