Cravinho, Botões (Syzygium Aromaticum) - 40gr
Descrição
O Cravinho ou Cravo-da-Índia (syzygium aromaticum), é uma especiaria aromática obtida a partir dos botões florais secos do craveiro, uma árvore nativa da Indonésia. Conhecido pelo seu sabor intenso e ardente, com um toque de doçura, é rico em eugenol, um composto rico em propriedades analgésicas, antissépticas e antioxidantes, sendo amplamente utilizado na culinária, medicina tradicional e perfumaria. A origem do nome deriva da palavra francófona "Clou" que significa "Prego", derivado à sua aparência, que lembra um prego. O cravinho foi historicamente introduzido na Europa pelos portugueses durante os Descobrimentos. Foi uma das especiarias mais valiosas do mundo durante séculos.
É conhecido pelas suas ações analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias e digestivas, sendo utilizado na fitoterapia há séculos, especialmente na medicina chinesa, sendo utilizado para tratar náuseas, vómitos e diarreia. Além disso, pode ser utilizado para aliviar a fadiga mental. Promove a clareza mental, melhora a concentração e pode aumentar a sensação de vitalidade. Possui propriedades purificantes, sendo útil para desinfetar espaços e ambientes. O aroma do cravo-da-índia é descrito como forte, quente, doce e picante, com notas que lembram a própria flor do cravo. É um aroma complexo que pode ser descrito como amadeirado, profundo e rico, especialmente quando combinado com outras notas. O cravinho tem um aroma característico que remete a especiarias, sendo considerado quente e picante. Apesar do caráter picante, o aroma do cravo também possui uma nota doce que o torna agradável e versátil.
Principais Usos e Benefícios:
- Culinária: Condimento versátil em pratos doces (sobremesas, bolos) e salgados (marinadas de carne, caça, arroz), além de aromatizar licores e sangria;
- Saúde (Medicinal): Utilizado para aliviar dores de dentes, inflamações de garganta, dores de cabeça e cólicas menstruais;
- Digestão: Ajuda na digestão e reduz gases gastrointestinais, náuseas, vómitos e diarreia;
- Ação Antisséptica: O óleo de cravinho combate bactérias e ajuda a eliminar o mau hálito.
- Temperatura da água 100º;
- Tempo de infusão 15 minutos;
- Quantidade recomendada 1 colher de sobremesa, equivalente a 10 gramas, para 1 litro de água;
- Posologia, beber até 3 chávenas por dia.
Sugestões culinárias: O cravinho pode ser consumido para aromatizar bolos, pães, sobremesas, chocolates ou caldos. É uma excelente opção para adicionar a pratos de carne, peixe, bem como doces e outro tipo de salgados. Poderá ainda ser utilizado para aromatizar o Gin.
Conservar em local seco, fresco e ao abrigo da luz.
Ingredientes: 100% Cravinho ou Cravo-da-Índia, Botões (Syzygium Aromaticum).
Peso: 40 (gr).